A ansiedade nos dias de hoje

24-agosto Saúde

É muito comum percebermos uma grande aceleração no comportamento da população mundial, no entanto, vamos nos apegar e observar no comportamento dos brasileiros. O dia a dia de nossas famílias tem sido regado de muita correria e agitação por muito trabalho, escola, faculdade, creches, cursos, hobby, lazer, e, tudo com excesso de preocupação (pré-ocupar: nos ocupar antes de fazer qualquer coisa).

Percebemos que até nos finais de semana e feriados o comportamento das pessoas continua agitado e permanecem apegadas a horários e à preocupação em ter que fazer tarefas domésticas. Outras pessoas, já levantam pensando exageradamente no dia seguinte, sendo que ainda nem iniciaram o dia atual, quando ainda estão escovando os dentes e se preparando para vivê-lo. Tomam o café da manhã de um sábado ou domingo como se estivessem em pleno dia de semana.

Muitos acreditam que tal mecanismo de pensamento, o de agitação, faz bem para si e para todos os que estão ao seu redor, porém, tal comportamento só acarreta o distanciamento dos amigos e dos familiares. Acreditam que conseguirão de fato tudo o que desejam mais rapidamente ou coisa parecida. Não devemos paralisar diante da vida e esperar que o “vento nos leve” onde gostaríamos de estar ou dos lugares onde gostaríamos de ir, mas tudo que se faz com  exagero será prejudicial para todos nós, tudo mesmo!!!

Rodrigo Martins Pereira
Psicólogo