Buscando o contentamento

06-dezembro Espiritual

“Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação”.  Fp 4.11

“Tudo posso naquele que me fortalece” (Fp 4.13). Essa é a conclusão do apóstolo Paulo após discorrer sobre sua capacidade de viver contente em toda e qualquer situação, seja humilhado ou exaltado; na pobreza ou na riqueza; na fartura ou na escassez.

A conclusão do apóstolo traz para nós importante reflexão acerca da realidade que vivemos, pois no capítulo 4 da epístola aos Filipenses Paulo fala de “alegria no Senhor” por três vezes. O que confronta diretamente com o que mundo do nosso tempo nos ensina: que precisamos ser ou ter algo para vivermos bem.

O Senhor Jesus é a alegria do apóstolo Paulo. É Cristo que lhe preenche a vida e por isso as circunstâncias não são relevantes. O fato de ser preenchido por completo pelo Senhor da Vida torna-o especialmente forte, aquele que tudo pode por conta Daquele que é sua força, que dá sentido a sua vida, que lhe traz alegria e contentamento.

Nestes tempos desleais, em que o mundo nos assedia com tantas coisas que nos levam para longe de Deus, precisamos de buscar em Nosso Senhor Jesus a verdadeira razão da existência. Precisamos orar para que Deus mude nosso coração, para que em todo tempo tenhamos alegria no Senhor, para encontrar o verdadeiro contentamento.

Thiago Rodrigues Oliveira