Glaucoma – Dicas e orientações sobre a doença

23-agosto Saúde

O que é Glaucoma?
O glaucoma constitui um grupo de enfermidades, que possuem certas características em comum, como escavação e atrofia do nervo óptico, com perda de campo visual e pressão intraocular elevada. A perda progressiva de fibras nervosas do nervo óptico leva a uma perda gradativa e irreversível da visão.
Quais os fatores de riscos?
O glaucoma pode afetar a todos, porém, aqueles que possuem uma ou mais das características descritas a seguir apresentarão maior risco de desenvolver a doença:
Pressão intraocular elevada, histórico familiar de glaucoma, idade acima de 40 anos, tratamento com esteroides, altos graus de miopia, hipertensos, diabéticos, afrodescendentes.
Quais os sintomas?
O glaucoma mais frequente é o de ângulo aberto, assintomático em sua fase inicial. Algum tempo depois de instalada a doença, seu portador começa a experimentar uma redução do campo visual, que pode levar à perda completa da visão. Nos casos avançados, o paciente movimenta mais os olhos e a cabeça para compensar a redução de seu campo visual. Assim ele faz uma varredura das imagens ao seu redor, o que facilita sua locomoção e o reconhecimento de objetos e pessoas. Como é uma doença crônica, ao utilizar-se deste artifício, ele não percebe a gravidade de seu comprometimento visual.
Quais opções de tratamento?
O tratamento do glaucoma baseia-se exclusivamente em reduzir a pressão ocular. A pressão intraocular embora não seja único parâmetro para o diagnóstico do glaucoma, é de vital importância para evitar a progressão da doença.
O tratamento inicial do glaucoma e que em muitos casos pode ser mantido por toda a vida do paciente é feito através do uso de colírios.
A pressão ocular ideal varia de indivíduo para indivíduo, por isso a avaliação deve ser feita pelo oftalmologista. O médico oftalmologista saberá para cada caso, qual a melhor opção de tratamento.
O glaucoma apresenta muitas variáveis individuais, de modo que cabe sempre ao médico oftalmologista decidir qual a melhor forma de tratamento para cada paciente.

Neuber Campos Franco
Oftalmologista