O doce nome do Deus da aliança

13-agosto Espiritual

Moisés disse para Deus: – Eis que, quando eu for falar com os filhos de Israel e lhes disser: “O Deus dos seus pais me enviou a vocês”, eles vão perguntar: “Qual é o nome dele?” E então o que lhes direi? Deus disse a Moisés: -“Eu Sou o Que Sou”. Disse mais: – Assim você dirá aos filhos de Israel: “Eu Sou me enviou a vocês.”

(Êxodo 3.13,14)

Que momento maravilhoso é esse! Quando Elohim se apresenta como Yaweh. Existem vários nomes que revelam quem é o Senhor, El Shaday (Deus todo poderoso), El Eliom (o Altíssimo), esses nomes apresentam um Deus grandioso e glorioso, mas ao mesmo tempo alguém que está lá, Yahweh apresenta um Deus que está aqui.

Quando Deus se apresenta a Moisés com esse nome, a característica principal é que Ele era o Deus que havia feito uma aliança com um povo. Uma aliança unilateral e perpétua. Haveria um povo na terra que poderia chamar o Senhor de seu Deus. Alguém que o conheceria intimamente, que o chamaria pelo nome, que seria conhecido por seu relacionamento com Ele.

Quando se conhece alguém, o primeiro passo nesse relacionamento é saber o seu nome, todas as características estarão representadas nesse nome. Deus desejou nos dar a sua intimidade, nos revelar seus atributos, nos fazer membros da Sua família, quando nos disse o Seu nome e o colocou sobre nós.

Amar e santificar esse nome são o grande propósito de quem somos. Quando o Pai nos enviou o salvador nos foi revelado que se chamaria Emanuel, que quer dizer: Deus conosco. Que bênção maravilhosa! O Senhor Jesus é a manifestação plena da presença de Deus, como nosso Deus, em Cristo somos feitos filhos de Deus, temos nossos pecados perdoados e caminhamos na direção que fomos criados para seguir. Por isso o nome de Jesus é o nome que está acima de todos os nomes e importa que todo joelho se dobre e toda língua confesse que Ele é o Senhor.

Motivos de oração: Peça ao Senhor que santifique o Seu nome no seu coração e que lhe faça amar e honrar esse nome, sobre todas as coisas.

Rev. Jakstone Carvalho Braga