O problema das grandes realizações (Parte 5)

10-janeiro Espiritual

Como vimos no decorrer das últimas semanas, o problema das grandes realizações não são elas próprias, mas o desejo que está por detrás delas. Pois, grandes servos de Deus foram capazes de feitos maravilhosos e memoráveis. Faltaria tempo e espaço para que pudéssemos discorrer aqui de todas as realizações dos servos de Deus no passado e ainda sobre as coisas que realizam até os dias de hoje.

A questão está no coração do homem. Quando a razão da vida deixa de ser o serviço a Deus, quando trabalhar deixa de ser para agradar a Deus servindo ao próximo, quando o convívio no lar deixa de ser para glorificar a Deus e passa a ser para autossatisfação, quando a amizade deixa de ser por amor ao próximo, pura e simplesmente, para ser por qualquer modalidade de interesse.

A tragédia e as mazelas da vida atualmente decorrem do abandono do temor a Deus. Ou colocamos Deus no centro da vida e da existência novamente ou estas se tornarão cada vez mais vazias e sem sentido. Haverá um tempo em nossa vida que, independente dos grandes feitos que houvermos empreendido e realizado, a ausência de uma razão verdadeira em Cristo para todas as coisas nos consumirá. Talvez daí decorra, inclusive, o aumento dos casos de doenças com quadros depressivos, transtornos de ansiedade e outras desgraças da vida humana.

Ao se voltar para Deus o criador e Senhor do universo, onde todas as coisas encontram seu verdadeiro sentido, o homem vive outra realidade. As coisas simples da vida passam a ter sentido profundo como, por exemplo, a simples atividade de brincar com um filho pequeno, conversar com seus pais ou avós, desenvolver seu trabalho qualquer que seja ele, desfrutar precioso tempo com seu cônjuge.

Quando o homem encontra em Deus a razão de existir e não nas realizações ele se faz completo. Não porque completou a si mesmo ou se sentiu satisfeito por algo que fez, mas, porque Cristo o preencheu e todas as atividades da sua vida passaram a ter sentido pleno.

Thiago Rodrigues Oliveira