Por que orar?

28-agosto Espiritual

A oração é uma das coisas mais importantes da vida do cristão. Se olharmos para o Antigo Testamento, veremos que quase todo ele faz referência à oração. Os livros históricos nos relatam servos de Deus orando, os livros proféticos nos mostram os profetas de Deus orando e nos dizendo para orar. O Profeta Isaías diz: “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-O enquanto está perto.” A história do povo de Israel nos mostra que os homens de Deus buscavam ao Senhor em oração. E quando olhamos para o Novo Testamento, não apenas vemos os discípulos orando, mas o próprio Jesus orando em prol dos seus. Cristo exerce o papel de Sumo sacerdote e ora a Deus pelos seus.

Se voltarmos um pouco para o Evangelho de João no capítulo 17, temos Jesus fazendo a oração sacerdotal, e em vários outros momentos ele ora pelos seus discípulos. A Bíblia toda nos fala da importância da oração. A oração serve para mudar o nosso coração. A oração não é para fazer o coração de Deus se converter a nossa vontade, mas para que o nosso coração se converta à vontade Dele. Deus é imutável, mas Ele trabalha em nós por meio da oração. Nós oramos para não cairmos, a Bíblia nos diz: “Vigiai e orai para que não entreis em tentação…”. Sendo assim, devemos orar sem cessar para que sejamos fortalecidos na fé.

Seminarista Marcus Vinícius de Paula Costa