A beleza da misericórdia
“Rendei graças ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre.” Salmo 136
Um grande nome da música brasileira escreveu a seguinte mensagem em uma de suas redes sociais: “Depois que inventaram desculpa nunca mais morreu ninguém kkkk”.
Em mundo cada vez mais globalizado, e, onde a relatividade toma conta dos pensamentos da maioria da população, a intolerância passa a se tornar comum, e consequente a isso, opiniões como a do músico se torna popular contra qualquer ação ou pensamento contrário.
De certa forma, esse pensamento pecaminoso por vezes invade nossos corações. Por vezes um arrependimento verdadeiro e sincero se torna difícil de perdoar, mas não somos chamados a isso.
Um dos maiores mandamentos de um Cristão é o amor ao próximo e isso deve ser aplicado nas circunstâncias mais diversas de nossas vidas. Os valores e as verdades bíblicas devem ser mantidas e defendidas, mas, até nesse ponto a abordagem deve ser feita em amor buscando mostrar o caminho trilhado por Deus para quem quer que esteja precisando.
Quantos belos casos sabemos e conhecemos onde a misericórdia foi estabelecida em vez de qualquer julgamento mais rigoroso. Davi, ao pecar e matar Urias, se arrependeu verdadeiramente de seus atos, recebendo punição pelos seus atos, mas também a misericórdia de Deus em não o punir de forma mais severa. Davi se tornou um grande homem de Deus fazendo parte da linha de Jesus Cristo.
Ainda mais, olhando para o nosso interior e para o nosso coração, seríamos merecedores de receber qualquer misericórdia? Olhamos para nossos pecados e de forma não gostamos mais daquilo que fazíamos antes e só somos diferentes hoje porque nosso Senhor é rico em misericórdia. Que cada dia possamos nos virar para Deus e dizer como diz todo o Salmo 136.
Diácono Vander Lúcio Soares de Oliveira Júnior