Persevere

08-fevereiro Espiritual

Hebreus 10.32-39

Apesar de não termos a informação precisa do autor do livro de Hebreus (mesmo com muitas possibilidades), o mesmo escreve a judeus convertidos que estavam deixando-se levar pelo Judaísmo deixado para trás anteriormente, quando da conversão. Ao escrever este capítulo, após expor o sacerdócio de Cristo, tendo feito sacrifício de uma vez por todas em contraste com a ineficácia dos sacrifícios antigos, ele faz uma severa advertência com uma lembrança encorajadora.

            A advertência diz respeito ao Edito de Cláudio (49 d.C), que expulsou os judeus de Roma, trazendo a eles ultraje público, aprisionamento e o confisco de bens. O autor adverte-os de que, naquele tempo, eles estavam dispostos a suportar este combate doloroso (V.32), sendo “espetáculos” nas arenas, debaixo de injúrias e tribulações (V.33), além de se solidarizarem com os que também sofriam tal afronta. Eles aceitavam com “alegria” a espoliação dos bens”, porque estavam certos de possuir uma fortuna melhor e mais durável (V.34). Vocês agora irão retroceder na fé? (V.35).

            A lembrança encorajadora diz respeito àquele que prometeu e não falhará, pois ao retornar em glória, levará para si mesmo aqueles justos que viveram pela fé (v.37 e 38). Cristãos fiéis não são desertores para a perdição, mas perseverantes para a conservação da vida (V.39).

            E você? Às vezes tem percebido que está esmorecendo na fé? Tem estado desanimado diante dos percalços da vida? Tem a sensação de que tudo tem sido em vão? Te convido a ler o capítulo 11 e mirar os exemplos de homens e mulheres que, a despeito de muitos motivos para retrocederem, avançaram na fé. Avance um pouco mais até o cap. 12, verso 2 e fixe seus olhos naquele que é o iniciador e o consumador da fé – JESUS. Ele suportou tudo para que você não desanime. Deus te abençoe!

Rev. Cláudio Lisias Gomes