NOSSA IGREJA / GOVERNO / SOCIEDADES INTERNAS

Somos a Segunda Igreja Presbiteriana de Caratinga, nossa denominação é a IPB (Igreja Presbiteriana do Brasil), nossa igreja foi organizada no dia 08 de Dezembro de 1963. Pertencemos ao Sínodo Leste de Minas (SLM) e ao (PRVM) Presbitério Vale do Manhuaçu.

Somos uma igreja Reformada, isto é, herdeira das verdades que motivaram a reforma protestante em 1517.

A Bíblia é nossa única regra de fé e prática. Nela encontramos a vontade de Jesus que é nosso Senhor e Salvador.

Cremos na trindade,  existe apenas um Deus, porém, a trindade é composta por 3 pessoas, Pai, Filho e Espírito Santo.

Cremos que a Trindade está envolvida na redenção dos homens. O Pai elegendo seus filhos de forma incondicional antes da fundação do mundo. O Filho Jesus Cristo, se encarnou e obedeceu a vontade do Pai, cumpriu toda a lei de forma ativa sendo levado à morte de Cruz de forma passiva, pagou pelos nossos pecados morrendo na cruz em nosso lugar. O Espírito Santo veio aplicar a redenção em nossos corações, nos convencendo do pecado, da justiça e do juízo. Ele é o nosso consolador e também o Selo da nossa redenção, habitando o coração do crentes.

Existimos para a glória de Deus e entendemos que somente através da fé em Jesus Cristo, com a ação do Espírito Santo conseguiremos agradar a Deus. Vivemos para servir o Senhor Jesus com nossas famílias, finanças, arte, vida em sociedade, trabalho e todos, quaisquer deles, são pautados na verdade de que Jesus Cristo é o Senhor de toda a realidade.

Temos a missão de evangelizar nossa cidade, estado, país e o mundo. Fazemos isso de forma ativa pregando, orando e contribuindo. Somos parceiros da evangelização mundial.

Somos responsáveis em socorrer o quarteto da vulnerabilidade, o pobre, a viúva, o órfão e o estrangeiro. Vivemos para cuidar de todos, mas principalmente os da família da fé.

Somos parte da família de Deus, daqueles que foram comprados pelo sangue de Jesus. Todos os que tem Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas, mesmo pertencendo a outras denominações, são nossos irmãos.

Isso é parte do que somos e do que lutamos para ser diariamente.

Em suma, a Segunda Igreja Presbiteriana de Caratinga é uma igreja que existe para a glória de Deus, que vive para servir ao Senhor Jesus.

 

Governo

A igreja Presbiteriana é governada por presbíteros, tem um governo representativo onde a assembleia de membros da igreja elege homens fieis ao Senhor, cheios do Espírito Santo, para representá-los  de 5 em 5 anos. O presbítero é um oficial designado por Deus para se dedicar ao pastoreio do rebanho por meio da oração, visitação, aconselhamento e pregação da Palavra.

Todo presbítero é um pastor e todo pastor é um presbítero. Quando os presbíteros da igreja se reúnem mediante convocação do pastor que é o presidente do conselho, compõem o conselho da igreja onde decisões são tomadas para a dirigirem.

O conselho da 2ª Igreja Presbiteriana de Caratinga é formado por 7 presbíteros e pelo pastor.

A junta é o grupo de diáconos da igreja, homens responsáveis pelo socorro aos membros que estão enfrentando momentos de necessidade. Eles também prestam socorro aos mais diferentes tipos de pessoas que vivem em estado de risco na sociedade.

A Junta Diaconal da Segunda Igreja Presbiteriana de Caratinga é formada por 8 diáconos, homens zelosos, cheios do Espírito Santo, dedicados ao serviço do Senhor.

 

Sóciedades Internas

União Presbiteriana de Homens, nossa sociedade reúne e trabalha com os homens visando compreender o papel que Deus designou para a nossa vida na família, na sociedade e na igreja.

Somos homens que desejam agradar e servir ao Senhor Jesus acima de nós mesmos. Somos responsáveis em liderar a nossa família e igreja para dentro da vontade de Deus, ensinando o que o evangelho tem nos mostrado.

Ver mais …

A nossa sociedade é dedicada às mulheres, somos responsáveis em tornar tudo ao nosso redor mais bonito, elegante, cheiroso e atraente. Nossa sigla significa: Sociedade Auxiliadora Feminina. Somos responsáveis pela edificação da igreja e a evangelização do mundo, como as outras sociedades, porém, nos dedicamos com atenção e zelo às mulheres que estão ao nosso redor, que necessitam de uma palavra de auxílio, de um abraço carinhoso e de uma companheira de jornada.

Ver mais …

Como diz o nosso hino: Somos testemunhas de Jesus e temos que dizer a esse mundo que a solução de tudo está na cruz. Usamos a força da juventude para conhecer a Jesus Cristo e fazê-lo conhecido. A UMP (União de Mocidade Presbiteriana) trabalha com jovens entre 18 e 35 anos engajados na transformação da realidade, por meio da mensagem viva do evangelho e com trabalhos de edificação e sociais. Fazer parte da UMP é ter a experiência única de viver os melhores anos da sua vida, no melhor lugar, com as melhores companhias e servindo ao único e verdadeiro Deus.

Nossa palavra aos jovens que nos rodeiam é um convite para que venham, participem da UMP e experimentem a boa e bondosa graça de Deus junto com a gente.

Ver mais …

A UPA (UNIÃO PRESBITERIANA DE ADOLESCENTES) é uma sociedade interna, da Igreja Presbiteriana do Brasil. Busca instruir, interagir e trabalhar com adolescentes numa fase de descobertas e desafios. Também esses adolescentes dedicam suas vidas a serviço de Jesus apoiando e servindo uns aos outros, evangelizando a sociedade, desenvolvendo a arte e a cultura e levando uma vida que agrada a Deus.

Se você é um adolescente você precisa conhecer a UPA, participar do Ponto de Encontro, do UPAMIGOS, da nossa classe na Escola Dominical, dos nossos acampamentos, acampadentros, além de descobrir novos amigos em nosso meio e, acima de tudo, conhecer e servir ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Faça algo legal com a sua vida, venha fazer parte da UPA.

Ver mais …

A União de Crianças Presbiterianas se dedica a auxiliar aos pais na criação de seus filhos no caminho que devem andar. Nosso foco são crianças até os 11 anos que ensinamos desde cedo a conhecerem as Escrituras por meio de histórias infantis e do catecismo.

A UCP é diversão pura pois reunimos várias crianças e a alegria é garantida. Temos também muitas brincadeiras e,  acima de tudo, buscamos desenvolver em nossos filhos o amor a Deus e ao próximo. Desde cedo descobrem suas responsabilidades como adoradores, servos obedientes, missionários e ministros da graça e da bondade de Jesus Cristo.

Venha conhecer a UCP e se encante com tudo o que acontece com nossas crianças enquanto elas crescem.

Ver mais …