Ansiedade

17-janeiro Espiritual

“Não andeis ansiosos de cousa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.” Fp 4.6-7

Ansiedade é um dos maiores males deste século e tem sido considerado pelos psicólogos como o mais urgente e mais grave problema desta geração. A ansiedade, em grande parte nos nossos dias, é a preocupação exagerada com o dinheiro, preocupação em adquirir bens materiais e acumular riquezas.

A ansiedade é resultado de olharmos para os problemas e não olhar para Deus, ou seja, eu fico ansioso porque eu super dimensiono o meu problema, esquecendo-me de confiar no poder de Deus. Uma pessoa ansiosa normalmente antecipa um possível problema e começa a sofrer como se esse problema já existisse.

Como encontrar a cura para a ansiedade? É preciso aprender a viver contente, tanto na fartura como na escassez como disse o apóstolo Paulo. A fonte da alegria não deve estar em coisas materiais, e sim em Deus. O ímpio é que precisa se preocupar com as demais coisas, o cristão precisa ter a certeza de que deve buscar em primeiro lugar o reino de Deus e as demais coisas serão acrescentadas. Jesus nos disse que por mais ansioso que estejamos não conseguiremos acrescentar um côvado a nossa vida (Mt 5.27). A ansiedade é um sintoma claro de que paramos de olhar para Deus. A cura para a ansiedade está em Cristo, “lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” (1Pe 5.7).

Leonardo Batista van der Voort