Igreja Presbiteriana do Brasil – 163 anos

12-agosto Institucional

No dia 25 de novembro de 1858, Ashbel Green Simonton deu um passo que mudaria a sua vida definitivamente e da Igreja Presbiteriana do Brasil – apresentou uma proposta formal para a sua Junta de Missões Estrangeiras, mencionando o Brasil como campo de interesse, apesar de confiar à Junta a decisão final. A resposta veio dia 08 de dezembro de 1858 aprovando seu plano de dedicar sua vida á pregação do evangelho em solo brasileiro.

No dia 12 de agosto de 1859 o missionário Rev. Simonton chega ao Brasil, no porto do Rio de Janeiro, com um misto de emoções, como ele mesmo registra em seu diário: “Sentiria dificuldade em descrever a emoção que tomou conta de mim ao ver aqueles picos dos quais tinha ouvido falar tanto e lido também, que diziam que eu havia terminado a viagem e chegado ao novo lar e campo de trabalho. Eram emoções em conflito, e não seria possível descrevê-las com fidelidade. Os sentimentos predominantes eram o contentamento pelo fim da longa viagem, e o temor pela grande responsabilidade e pelas dificuldades do trabalho que esperava por mim”.

Daí em diante, sua missão foi pregar o evangelho. Iniciou pregando para umas duzentas pessoas à bordo do navio “John Adams” e continuou anunciando o evangelho em inglês em muitas outras oportunidades. Seu compromisso mais sério agora era aprender o português para comunicar-se melhor e mais claramente. Para isso, permutava aulas de inglês por português. Seu primeiro trabalho em português foi no dia 22 de abril de 1860, em sua própria casa, uma Escola bíblica Dominical, que contou com alguns adultos e diversas crianças, sendo usados como livros textos a Bíblia, o Catecismo de História Sagrada e o Progresso do Peregrino, de Bunyan.

O começo desse trabalho trouxe dificuldades muito grandes, além do aumento gradativo de febre amarela que assolava o Brasil naqueles dias. Mas Simonton prosseguiu a despeito das forças contrárias. Em apenas 8 anos e 4 meses em terras brasileiras, ele, em parceria com outros missionários americanos (Blackford, Schneider e Chamberlain) fundaram algumas igrejas – Rio, São Paulo e Brotas, além de organizar um Presbitério, um Jornal, um seminário e uma escola paroquial. Faleceu em São Paulo no dia 09 de dezembro de 1867.

Foram 34 anos de dedicação ao Senhor Jesus Cristo. Hoje somos uma Igreja sólida, que continua pregando o evangelho genuíno não só aqui, mas em outras partes da terra. Seguindo o exemplo desse jovem pastor, com a visão da Missão de Deus, precisamos prosseguir alcançando vidas para a seara do mestre.

Que o Senhor nos dê um coração que queime por pregar as boas novas de salvação em obediência à grande comissão, para a glória do Seu Nome.

Rev. Cláudio Lisias Gomes