Vida devocional

26-setembro Espiritual

Recentemente me deparei com uma pequena postagem de um reverendo anglicano que me fez refletir. Ela falava sobre a necessidade de uma vida diária de devoção.

Não me refiro tão somente a uma “liturgia do ordinário”, ou a fazer tudo para glória de Deus (que é de fato indispensável). Me refiro, todavia, a uma vida ordinária de devoção pautada numa decisão de se encontrar com Deus diariamente.

A vida cristã é uma vida intencional – guarde muito bem isto –, parafraseando a postagem que li; os que esperam tão somente serem acometidos de vontade ou espontaneidade e inovação (ou o arrepio na espinha) para abrir sua bíblia, orar e praticar outras disciplinas espirituais, dificilmente terão constância em sua vida devocional.

O que isso tudo quer dizer? Haverá dias que nos sentimos espirituais e com vontade de orar, haverá dias de rebeldia, haverá dias de apatia. Porém, em todos eles deve haver intencional devoção.

Então vida cristã é intencional, mas também relacional. A pessoalidade da Santa Trindade nos garante um relacionamento que traz para vida devocional um diálogo diário com o Amado de nossas almas.

Quando olho para o texto de Hb. 4:16 sou encorajado a isto.  

O seu estado de espírito não pode e não deve definir sua disposição para se achegar a Deus, sabe por que? Cristo foi adiante de nós e compassivamente intercede pelos seus.

A misericórdia ofertada nesta promessa revela nossa absoluta incapacidade (e graças a Deus por isso) de estarmos aptos para nos apresentar ante a Deus, mas ainda assim podemos ter confiança de que Ele nos ouvirá.

Não espere o arrepio na espinha, ele talvez virá, mas como fruto de uma vida constante, não como o gatilho para uma vida devocional. Aqueles que só se achegam quando “sentem vontade” dificilmente se achegarão, pois seu coração não se inclina para isto. Muito pelo contrário, ele irá de todas as formas tentar dissuadi-lo.

Peça confiantemente para que Deus vença sua apatia e se esse pecado ainda não foi vencido, vá assim mesmo. Você nunca irá para um encontro com Jesus e voltará da mesma forma.

Vida devocional é vida intencional, uma santa persistência em se apresentar ao trono da graça.

Yago Freitas Nunes